Visual Gotico


É dado que os visuais da cena gótica começaram sob influência do glam rock. O estilo prezava por um visual andrógino, onde ficaria impossível de determinar o sexo da pessoa. Tínhamos homens parecendo mulheres, usando maquiagem, com todo aquele glamour. O som era mais voltado ao rock e tinha um apelo mais visual, pois era mais importante mostrar alguma coisa mais "visível". Isso não significa que o som era menos importante, apenas não era o foco do visual. O som das bandas glam é algo mais cheio de energia e, em alguns casos, misturado com o hard rock. Os grandes nomes do glam rock são o David Bowie, T-Rex e The New York Dolls.
Esse visual tem um apelo muito mais futurista. Começou nos anos 70, na Inglaterra, berço de boa parte das modas musicais do mundo. E tudo começara apenas como uma piada contra os grandes nomes da cena musical, como o Yes. Era uma forma descontraída de ir contra o movimento hippie, muito em voga na época.
Toda essa irreverência e estilo foram passados ao gótico através de uma série de fenômenos musicais. Assim como aconteceu com o visual punk, todo colocado como um sinal de rebeldia contra o sistema, com seus cabelos espetados, coturnos e outros adereços. Esse visual, rebelde, cairia de moda com as bandas de post-punk, que dariam um ar mais sombrio aos rebeldes.
O Joy Division já prenunciaria alguma coisa do visual gótico. Talvez a banda de post-punk mais famosa, eles adotavam um certo visual "retrô". Sobretudos, roupas mais sóbrias, junto com um ar triste e melancólico em seus sons ajudaram a dar um certo "charme" ao que viria, mais tarde, a se tornar um visual gótico. Isso não quer dizer que o visual e a banda sejam góticos. Nunca foram. Apenas que a idéia desse visual já é perceptível a partir desse ponto.